Contrução

Tubos e conexões hidráulicas: escolhendo o ideal para sua obra

Tubos e conexões hidráulicas: escolhendo o ideal para sua obra

Hoje montarei um guia para vocês, onde ensinarei como planejar a instalação hidráulica residencial, veja algumas dicas rápidas para economizar na conta de água e saiba como identificar problemas hidráulicos.

Não é segredo para ninguém que a instalação hidráulica é uma das partes mais importantes da obra, pois é ele que é o responsável por comandar todo o abastecimento de água da residência, pois até mesmo o menor dos erros pode se tornar um grave problema. Neste post, você encontrará todas as respostas para suas perguntas e dúvidas, e assim garantirá uma instalação hidráulica segura e correta para sua casa. Vamos lá?

Estruturando o sistema hidráulico residencial

A caixa d’ água é a primeira coisa a se considerar na estruturação do sistema hidráulico de uma residência, ela deverá ser instalada no ponto mais alto da casa, a fim de evitar problemas no abastecimento dos cômodos. Existem projetos que não permitem que a caixa seja colocada no ponto mais alto, mas a distancia mínima que a caixa d’ água deve ser instalada em relação ao chuveiro, tem que ser no mínimo de 1,20m, garantindo a pressão suficiente.

Conexões hidráulicas
Conexões hidráulicas

A partir daí será necessário fazer as conexões da caixa para que a tubulação conduza a água do hidrômetro até o reservatório, algumas instalações utilizam uma única saída de água, mas é possível fazer duas ou três ligações, como por exemplo, uma somente para a descarga e uma única para o chuveiro.

Onde posso consultar o projeto hidráulico da minha casa?

O projeto hidráulico da residência fica registrado na planta hidráulica, que é um mapeamento de todo o conjunto de ramificação do encanamento e os respectivos lugares por onde os canos passarão.O principal ponto da planta é a demarcação da saída de água ou daquela que vem diretamente da rua.

Como fazer a manutenção ?

Todas as instalações residenciais necessitam de manutenções regulares, com o projeto hidráulico não será diferente. O tempo médio de manutenção desse sistema costuma variar entre 10 e 15 anos, quanto mais antiga, mais precisará de reparos. A seguir, deixarei os tipos de manutenção que devem ser realizadas nesse projeto:

Evite entupimentos com os canos certos
Evite entupimentos com os canos certos

Preventiva: É realizada mesmo quando não há danos aparentes no projeto, ela serve justamente para investigar possíveis falhas antes mesmo de se agravar.
Preditiva: Essa manutenção vem sendo bastante procurada e está relacionada aos projetos de automação residencial (ações que controlam as instalações da residência por meio de ferramentas tecnológicas, afim de prever possíveis erros).
Corretiva: Consiste em realizar os consertos ou reparos dos componentes que já se desgastaram pela a ação do tempo, essa manutenção também pode ser utilizada caso apareça algum imprevisto. Caso aconteça de entupir o sistema uma boa ideia é contratar uma desentupidora que resolva os seus problemas da forma mais eficaz possível.

Como identificar algum vazamento

Alguns sinais são tão claros que você mesmo consegue identificar, como os temidos vazamentos, saber aonde estão as falhas no sistema agiliza mais ainda o processo de reparos quando o prestador estiver em sua residência. Basta um único e simples teste para conseguir identificar se há ou não algum vazamento no sistema hidráulico, comece fechando os registros e observe o medidor, caso o ponteiro pare não há vazamento, se o ponteiro continuar rodando, significa que há vazamentos, sendo assim, contate logo um especialista para resolver o problema.
Para identificar problemas na tubulação (aqueles que não são visíveis na parede), o teste será totalmente diferente, se sua casa for abastecida por caixa d’ água, você deverá fechar todas as torneiras, desligar os aparelhos que utilizam água, e não usar os sanitários nesse momento, depois, feche a torneira da bóia da caixa e marque o nível de água que ficou presente nela, após passar o tempo verifique se houve alteração na água, significa que está com vazamento em alguma parte da tubulação.

Por fim, e não menos importante, sempre esteja com o número de um encanador para solucionar qualquer problema que esteja presente em sua residência. Pronto! Agora sim você sabe tudo o que precisa fazer para uma instalação hidráulica residencial segura e de qualidade. E o melhor: sem prejuízos, estresse e sem atraso na entrega de sua obra. Espero que vocês tenham gostado desse post, e espero que tenha ajudado e auxiliado em algumas dúvidas que constantemente temos. Escrevi esse post muito bom sobre economizar na hora da construção de sua residencia.

Até logo! 🙂