Decoração

5 motivos para ter um jardim zen

5 motivos para ter um jardim zen

Em meio ao um dia agitado no trabalho ou em casa, às vezes tudo o que você quer É um pouco de paz, de silêncio e tranquilidade, não é verdade? Longe de ser uma tarefa complicada, a busca por calmaria dentre as muitas tarefas do dia a dia, pode ser feita basicamente com ajuda de areia, algumas pedras de diferentes tamanhos e cores, um retângulo de madeira e ancinho. O conhecido jardim zen.

Origem dos jardins zen

Esse elementos dão origem ao jardim zen (ou jardim japonês), que é um espaço para quem busca um lugar para meditação e descanso mental. A cada dia que passa, os jardins zen estão se tornando cada vez mais populares, os desenhos em linhas curvas, são herança de monges zen que queriam ter um espaço projetado em pedras com inclusão de elementos aquáticos. E sem mencionar que esses jardins são de fácil manutenção, mas temos que ter um cuidado redobrado na hora de escolher os demais materiais que serão utilizados na construção do seu jardim.

 

Jardim Zen Japones

As pedras que serão utilizadas na construção do seu jardim, pode ser de qualquer tamanho, desde que se ajustem harmonicamente ao espaço do jardim zen. Além disso, vale misturar pedras de cores, texturas e formatos diferentes, como lisas e ásperas; redondas e achatadas. Mas é importante prestar atenção para não exagerar na quantidade de elementos no jardim. Um espaço adequado para a meditação deve ser sóbrio e simples, livre de distrações visuais. É importante manter as pedras sempre limpas e energizadas. Para isso, basta adotas duas técnicas simples: Limpeza física e energética. Em primeiro lugar, lave as rochas com água. Depois disso use uma escova com cerdas macias para retirar as impurezas e finalize passando um pano de algodão. Já a energização pode ser feita colocando as pedras em uma druza (aglomerado de várias pontas de cristal em uma base única); lavando-as em água corrente ou água com sal grosso; deixando-as expostas à chuva e tempestades ou expostas à luz do sol e da lua.

Quer saber mais sobre esse tema e ter 5 motivos para adquirir um jardim zen em sua residência ou escritório? Ainda bem que sim, então, continue comigo que lhe mostrarei!

1. Relaxamento

Se você está pensando em ter um cantinho para que o seu relaxamento seja o imediato, o jardim zen é o ideal, pois a sensação prazerosa de observa a calma dos desenhos realizados no conjunto de pedras de vários tamanhos e pequenas plantas garante calma e tranquilidade. O desenho ondulado que as pedras fazem, nos faz lembrar o movimento das águas e as pedras maiores simbolizam as montanhas, garantindo calma e tranquilidade, assim podemos pensar em soluções para fazer a vida fluir bem melhor.

2. Embelezar o exterior

O modo que você escolhe as opções para configurar seu jardim, faz toda a diferença. Como por exemplo, um jardim que estava esquecido, abandonado, sem vida e sem graça, com um jardim zen passa a ser uma espaço harmônico, podendo conter bambus, rochas, pedriscos e pequenas plantas. Outro fato incrível para implementar o seu jardim zen, é que eles não demoram muito tempo para se adaptar, pois, basta você escolher o espaço, os elementos corretos, e organiza-lo que o resultado será magnífico.

3. Para meditar ao ar livre

Esses jardins zens são ideias para meditação ao ar livre, pois o modo que eles são projetados tem o intuito de trazer tranquilidade, harmonia, paz, tudo que um lugar para meditação necessita, e por ser um jardim faz com que essa meditação se envolva com a natureza.

Mini Jardim Zen

 

4. Jarins zen são um espaço para sonhar

Quem não gosta de lavar a alma, e ficar me paz consigo mesmo? Então, o jardim zen é o espaço ideal para que você realize esse desejo. Seja pequeno, em um cantinho da sua casa ou um projeto grandioso, as boas vibraçõees certamente harmonizarão o seu corpo.

5. Jardins zen não precisam de muito

Embora que hoje em dia exista bastante sofisticação em alguns projetos de jardins zen, é possível criar ótimo projetos com poucos elementos. Uma pequena árvore isolada ou um conjunto de diferentes pedras com cores e formas diferentes, serão o suficiente para harmonizar o espaço desejado. Podemos utilizar também os famosos bonsais (árvores pequenas, podadas e esteticamente desenhadas), que não são encaixam em jardim tradicional, mas são perfeitos para jardim com inspiração zen.

Entre todas as razões (tranquilidade, calma, relaxamento, paz, harmonia) para você criar um jardim zen em seu lar, temos também o fato de poder desfrutar da natureza, ainda que bem pequenos seja os detalhes. Independente do tamanho do seu jardim, busque a harmonia na companhia dos elementos naturais e sinta a tranquilidade que o silêncio traz aos pensamentos.

Espero ter ajudado, e tirado suas dúvidas em relação ao jardim zen. Aproveite e confira outras dicas para ter um jardim maravilhoso na sua casa. Até breve!